28/10/2013

Wicca


A Wicca é uma religião baseada nos antigos cultos e rituais pagãos. É considerada o renascer da Bruxaria. Esta religião é focada na crença de uma Deusa e de um Deus, o casal divino, que representam o aspecto feminino e o aspecto masculino e que acabam por se completar. Porém alguns Wiccans (praticantes da Wicca) celebram mais deuses diversos, dependendo das Tradições que seguem, mas sempre focando o Deus e a Deusa. Cada tradição apenas centraliza um lado cultural diferente, mas no geral a essência das crenças e práticas é muito idêntica.
Dentro das práticas wiccans celebra-se a Roda do Ano que é composta por 8 Sabbats que simbolizam as mudanças das estações e períodos específicos na Natureza durante o ano. Para além dos Sabbats, os wiccans também celebram os Esbats, rituais focados na Lua, geralmente a Lua Cheia. Estas celebrações servem para a conexão com a Natureza, com os ciclos naturais, e com os Deuses.
Antigamente qualquer prática de bruxaria teria de ser mantida em segredo devido a grandes preconceitos existentes e a uma crença de que os bruxos e bruxas cultuavam o demónio e faziam mal às pessoas por meio da magia. Mas na década de 50, após a lei anti-Bruxaria ser revogada na Inglaterra, um homem chamado Gerald Gardner publicou os seus livros “A Bruxaria Hoje” (1954) e “O Significado da Bruxaria” (1959). Foi ele o fundador da Wicca e um dos grandes responsáveis por trazerem a Bruxaria e as antigas práticas pagãs de volta a vida.
Em 1964 Gerald Gardner morreu, mas a Wicca manteve-se viva expandindo-se pela voz de outros bruxos que acabaram por afirmar um papel de relevância no seu crescimento. Durante a mesmo época, nos Estados Unidos, popularizou-se entre os hippies e difundiu-se em grande escala.
Em 1970 a Wicca também teve um maior relevo na literatura o que originou um fácil acesso das pessoas à sua informação. Já quase na actualidade, também a nível televisivo e cinematográfico lançaram-se filmes, como The Craft, e séries, como Charmed, que elevaram a curiosidade pela Bruxaria à sua maior escala ajudando a expandir ainda mais a Wicca, para não falar do grande fenómeno, a nível mundial, Harry Potter.

Ler também: 
      - Gerald Gardner

Sem comentários:

Enviar um comentário