30/10/2013

O Altar

Os Instrumentos Mágicos são dispostos num Altar. A palavra altar vem do grego altum que significa "lugar elevado". O Altar é o próprio reflexo da nossa espiritualidade, o nosso ponto de ligação com os Deuses. É um espaço muito pessoal, onde concentramos e geramos energias, é também uma manifestação simbólica da nossa devoção. Na sua construção devemos expressar admiração e prazer, elabora-lo da forma que mais gostarmos. Podemos também dedicar o nosso altar a cada estação que chega, decorando-o com as cores apropriadas e com o que a Natureza nos oferece nessas épocas.
Tradicionalmente, o Altar fica virado para o Norte, pois em tempos antigos acreditava-se que a morada dos deuses ficaria a Norte. Mas também é comum posiciona-lo a Leste, onde o Sol nasce, representando o desabrochar de novas oportunidades e começos.
No Altar encontram-se representados os quatro Elementos da Natureza, e cada um corresponde a um Ponto Cardeal. Estas conexões com os quadrantes variam muito de lugar para lugar e até mesmo de tradição para tradição, mas é comum a seguinte associação:
Esta associação talvez não faça sentido para todos, principalmente para quem não vive na Europa, por isso, se desejarem, podem adaptar de forma a que vos faça mais sentido.
Para representar cada elemento no altar existe uma enorme lista de coisas que podemos usar, aqui ficam algumas sugestões:

Elemento Terra:  Plantas, flores, sal, terra, açúcar, pedras, cristais, folhas...

Elemento Fogo: Vela vermelha ou laranja, lamparina, pedras de vulcão...

Elemento Ar: Incensos, essências, penas... 

Elemento Água: Conchas, leite, água...

Os Instrumentos Mágicos também são associados a cada um dos Elementos da Natureza, e dispostos no respectivo Ponto Cardeal do Altar. Além disso, a Deusa e o Deus também são representados. Na Wicca, o lado esquerdo do Altar corresponde ao pólo de absorção, às energias femininas e receptivas. É onde se posiciona a Deusa, e para representa-la é costume utilizar-se uma vela preta. O lado direito do Altar corresponde ao pólo de reflexão e emissão, às energias masculinas e expansivas. É onde se posiciona o Deus, que para representá-lo é costume utilizar-se uma vela branca, fazendo alusão à sua imagem de luminosidade. Estes pólos de energia não são necessariamente obrigatórios nas práticas da Bruxaria, mas são muito úteis, pois para além de facilitarem o controle de energia, são uma boa protecção contra os ataques mágicos e energéticos, basta inverter-se a polaridade do Altar para repelir tais energias.
Existem ainda outros materiais e símbolos que se podem utilizar para representar a Deusa e o Deus no Altar, colocado-os próximos da vela que os representa:

Deusa:  Lua, triskle, estatuetas/imagens de deusas antigas, gato, cisne, pedra perfurada, grinalda de flores, triluna/lua tríplice, conchas...

Deus:  Sol, pedra pontiagudo, estatuetas/imagens de deuses antigos, cervo, serpente, grinalda de folhas, símbolo do deus, bolotas...

Na impossibilidade de ter um altar fixo em casa poderemos apenas ter um altar ritual, ou seja, um altar que montamos no lugar onde realizaremos o ritual. No fim, desmontamos e guardamos os utensílios onde preferirmos. Importante sublinhar que também não será necessário gastar muito dinheiro para poder ter um altar, abaixo poderão ver um esquema representativo da configuração de um altar básico. Simples não é?

Sem comentários:

Enviar um comentário