29/10/2013

A Deusa

Vénus de Willendorf
Construída no Paleolítico
Entre  24.000 e 22.000 a.C.
A Deusa, que representa o aspecto feminino, é considerada a Grande Mãe, geradora de Vida, estando presente na Natureza e em tudo o que nos rodeia. Ela é a consorte do Deus, Ela é a Terra e a Lua.
A Deusa é vista de muitas formas diferentes, e chamada por muitos nomes diferentes, muitas vezes dependendo das tradições que se seguem ou dos panteões. Estas variâncias permitem a qualquer Pagão conectar-se com Ela da forma que achar mais adequada, permitindo uma ligação mais intensa e pessoal.
Existem muitas peças arqueológicas, assim como pinturas retratadas em cavernas, desde os tempos do Paleolítico, que nos leva a acreditar que a primeira forma de religiosidade do Homem tenha sido a adoração a uma Deusa Mãe. Identificam-se numerosas estátuas de possíveis deusas de culto à fertilidade e sexualidade, com características semelhantes entre si, exibindo nudez e as formas do corpo exageradamente volumosas, como se estivessem grávidas. Esses objectos demonstram como a fertilidade da mulher era considerada sagrada. Os antigos viam a mulher e a Terra como um todo, a energia feminina era considerada a energia criadora, geradora de vida.

Ler também: 

Sem comentários:

Enviar um comentário