28/10/2013

Gerald Gardner


erald Brousseau Gardner é considerado o responsável pelo ressurgimento das antigas práticas pagãs e da Bruxaria, muitas vezes referido como o "Pai da Bruxaria Moderna".
Nasceu no dia 13 de Junho de 1884 em Blundellands, nas proximidades de Liverpool, Inglaterra.
A família era de ascendência escocesa, delineando as suas raízes a uma mulher chamada Grissell Gairdner que tinha sido queimada como bruxa em 1610 em Newburgh.
Gerald Gardner era o segundo de três filhos, e sofreu de asma quando era jovem. Com quatro anos de idade viajou para a Europa com a enfermeira de família Josephine McCombie, que convenceu os pais a autorizá-lo a viajar com ela para que a sua condição melhorasse num clima mais quente. Com a Josephine viajou por vários lugares. 
Morou em Borneo, na Malásia e no Ceilã, nestes locais conheceu os rituais dos nativos e as suas crenças religiosas, o que o influenciou mais do que o cristianismo.
No Oriente, casa-se com Donna, uma inglesa, e em 1936, cerca de 10 anos após o seu casamento, os dois voltam para Inglaterra. Neste período adoptou o naturismo, e aprofundou o seu interesse pelo oculto.
Viajou por vários locais em expedições de arqueologia na Europa e na Ásia Menor. Em uma das expedições, no Chipre, viu coisas com que já tinha sonhado no passado, o que o levou a pensar que já tinha vivido naquele local numa vida anterior.
Na Inglaterra, antes da Segunda Guerra Mundial, Gardner conheceu pessoas que o introduziram na Bruxaria. Envolveu-se em grupos secretos e num dos grupos conheceu um homem que lhe disse terem estado juntos numa vida anterior em Chipre, e descreveu-lhe o sitio, o mesmo com que Gardner tinha sonhado. 
Na mesma época foi também iniciado pela Alta Sacerdotisa Old Dorothy Clutterbuc.
Em 1951, após a lei anti-Bruxaria ser revogada na Inglaterra, Gerald Gardner formou o seu próprio coven (grupo de bruxaria), e em 1953 iniciou Doreen Valiente no seu coven, com quem escreveu e reformulou o que tinha aprendido anteriormente. O corpo de esse trabalho é considerado o Livro das Sombras da Tradição Gardneriana, a primeira tradição dentro da Wicca.
A publicação do seu famoso livro “Bruxaria Hoje”, em 1954, laçou-o para o estrelato, colocando-o nos media  e a ser conhecido como o “Chefe dos Bruxos”. Em 1959 publicou o seu último livro, “O Significado da Bruxaria”.
Morreu de ataque cardíaco a 12 de Fevereiro de 1964, a bordo de um navio, quando retornava de uma viagem ao Líbano. O seu funeral realizou-se na Tunísia.

Sem comentários:

Enviar um comentário