27/11/2013

Athame

O athame é um punhal ritualístico com a função de canalizar energia para o ritual. É um instrumento de comando e manipulação de poder, e por isso comumente usado em rituais de protecção e banimento - desviando forças negativas ou entidades indesejáveis. 
Tradicionalmente a sua lâmina é de duplo corte e o seu cabo de cor preta, pois o preto absorve o poder, e pode ainda conter símbolos mágicos inscritos em si. A sua forma sugere uma natureza fálica, sendo associado às energias masculinas e ao Deus.
Há quem acredite que o Fogo é o elemento que o rege. Alguns dos argumentos apontam para a forma como um punhal é forjado através do fogo, a sua coligação com o Sol e o Deus, ou ainda pelo simbolismo que o fogo representa (autoridade, combate, protecção...), fortemente ligado à imagem de uma espada. No entanto, também há quem o associe ao elemento Ar.
Alguns praticantes utilizam ainda um segundo punhal (ou foice), geralmente de cabo branco, conhecido como Bolline. Uma faca de trabalho somente usada para a colheita de ervas e plantas, o corte de madeiras, a inscrição de símbolos em velas, entre outras tarefas.

Sem comentários:

Enviar um comentário