02/11/2013

A Roda do Ano


O tempo e o espaço são circulares, tudo acaba onde recomeça. Desde tempos antigos que os pagãos reconheciam a existência de um ciclo nas suas vidas, que se manifestava não somente através da Natureza mas de todo o Universo. Observavam-no através do Sol, da Lua e das Estações do Ano, e celebravam essas mudanças ano após ano com festividades em ocasiões específicas.
Hoje em dia, originários de antigos rituais europeus, comemoram-se normalmente 8 festivais anuais conhecidos como Sabbats, e a esse conjunto chamamos Roda do Ano. Através deles sincronizamos as nossas energias com as da Natureza e acompanhamos a evolução do Sol durante o ano, representando as várias faces do Deus: O seu nascimento, crescimento, união com a Deusa, e finalmente o seu declínio e morte, para que depois possa voltar a renascer e assim retornarmos a um novo ciclo (poderão ler mais à cerca das faces do Deus ao longo da Roda do Ano aqui).
Os Sabbats dividem-se ainda em dois grupos denominados Sabbats Maiores e Sabbats Menores. Os Maiores são os mais antigos, vinculados aos primitivos rituais pagãos de plantio, colheita e caça. Já os Menores correspondem às estações da Natureza, e foram incorporados somente mais tarde, quando houve uma percepção exacta da orientação solar o que determinou os Solstícios e Equinócios (algumas tradições pagãs não celebram este último grupo).
A Roda do Ano está de acordo com o Hemisfério Norte, naturalmente devido às suas raízes europeias. Para os habitantes do Hemisfério Sul isto poderá causar algum desassossego e confusão. Uns optam por celebrar da forma original e outros invertem a roda para que os Sabbats que celebram os Solstícios e Equinócios correspondam aos da sua região, mesmo que isso cause alguma incoerência em determinadas datas e suas mitologias. Esta questão é uma das mais polémicas entre os pagãos, no entanto acredito que os leitores que vivam no Hemisfério Sul encontrarão a fórmula certa para si. Abaixo poderão consultar o calendário consoante o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.


Sem comentários:

Enviar um comentário